REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

Enquanto Não Foi Pego Diretor da Petrobras Achava Tudo Ótimo!

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em agosto 24, 2014

Advogada diz que ex-diretor da Petrobras está em ‘momento difícil’

Depois de ter recurso negado pelo STF, Paulo Roberto Costa considera delação premiada para sair da prisão Carlos Ivan / Agência O Globo

SÃO PAULO – A nova advogada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, Beatriz Catta Preta, disse neste sábado que seu cliente “está pessoalmente em um momento difícil”. Segundo Beatriz, um dos motivos que o levou a considerar a delação premiada como alternativa foi o indeferimento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira, de reclamação apresentada por sua defesa, questionando o Juízo de Curitiba (PR) como foro dos processos e pedindo sua libertação. O recurso foi negado pelo ministro Teori Zavascki, o mesmo que havia libertado Costa em maio deste ano.

– Pessoalmente ele está em momento difícil. Havia uma reclamação em andamento no STF, ela foi indeferida na quinta-feira. Ele recebeu essa notícia e ficou bastante chateado. Ele tinha muita esperança nesse recurso. Agora vamos iniciar uma nova linha de trabalho, seja a defesa em colaboração ou o que quer que a gente defina – disse ao GLOBO Beatriz, que se tornou advogada de Costa na última sexta-feira.

O recurso ao Supremo havia sido apresentado em abril deste ano pelo antigo defensor, Nélio Machado, que deixou o caso nesta semana depois de seu cliente demonstrar disposição em negociar a delação premiada com o Ministério Público, recurso no qual um réu fornece informações para a Justiça em troca de uma pena menor ou mesmo o perdão judicial. Machado deixou o caso porque não concorda com a estratégia, considerada controvertida em meios jurídicos.

A nova advogada de Costa tem experiência em casos com uso do recurso, como a delação do investidor Lúcio Bolonha Funaro, no processo do mensalão federal. Na última sexta-feira, ela teve um encontro de aproximadamente 30 minutos com seu cliente, mas nega que já tenha iniciado tratativas sobre delação com o Ministério Público Federal (MPF), primeiro passo de uma eventual opção pelo recurso. Segundo ela, ainda caberá ao seu cliente “bater o martelo” pela delação.

– Ele ainda não está decidido. Esta é uma escolha muito pessoal, muito subjetiva. Tem que partir da pessoa (a decisão), a delação tem um ônus grande, apresenta prós e contras. O colaborador busca benefícios. Por outro lado, tem que apontar pessoas, fatos, é uma decisão que só o réu pode tomar – disse a advogada, que voltará a Curitiba no início da próxima semana para discutir a defesa com Costa. O ex-dirigente tem dividido decisões sobre sua estratégia de defesa com a mulher, as filhas e os genros, grupo que fez contato com a nova advogada do caso. Segundo Beatriz, seu cliente demonstrou “calma” durante a primeira reunião que tiveram, mas, ainda assim, se queixou do seu quadro atual:

Publicidade

– Essa situação dele estar preso há quase 200 dias é realmente complicada – disse a advogada, considerando o período desde a primeira prisão do ex-diretor da Petrobras. Além de ser submetido ao crivo do MPF, um acordo de delação precisaria ser homologado pela Justiça Federal. O benefício ao réu seria medido pelo nível de informações trazidas na condição de colaborador. Paulo Roberto Costa foi indicado para o cargo, em 2004, no primeiro governo de Lula, pelo Partido Progressista (PP), mas manteve trânsito no PT e no PMDB até 2012, ano em que deixou o cargo, já no governo de Dilma Rousseff. Neste período, manteve contato com as principais fornecedoras da Petrobras, entre elas as maiores empreiteiras do país. Thiago Herdy – Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/advogada-diz-que-ex-diretor-da-petrobras-esta-em-momento-dificil-13708553#ixzz3BJHBfGR1

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: