REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

O País Fora de Contrôle!

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em agosto 9, 2014

Perfil de Míriam Leitão sofre nova alteração de computador do governo

Programa desenvolvido por jovem de Natal identifica as modificações


RIO — O verbete de Wikipédia da jornalista Míriam Leitão, colunista do GLOBO, sofreu nova alteração a partir de um computador do governo ontem. Desta vez, a sigla “LOL”, que na internet conota risos e zombarias — laugh out loud, em inglês —, foi inserida antes do título do livro “Convém sonhar” na lista de obras escritas pela jornalista. A mudança foi feita a partir de um computador da rede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), conforme divulgou o perfil @brwikiedits no Twitter, que monitora alterações feitas na Wikipédia a partir de Senado, STF, Câmara, Serpro, Procuradoria Geral da República, Dataprev, Petrobras, Banco Central, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. De acordo com a Wikipédia, o IP — identidade digital que permite saber de onde saíram as publicações — que realizou a alteração foi o de número 189.9.20.51.

O Serpro informou que não divulga o órgão público que utiliza um de seus IPs. Segundo a assessoria, sua divulgação seria caracterizada como quebra de confidencialidade, uma vez que o artigo 8º da Lei 5.615/1970 obriga servidores da empresa a “guardar sigilo quanto aos elementos manipulados”.

Míriam, que já havia tido seu perfil modificado a partir de um computador do Palácio do Planalto, se disse indignada com a situação:

— Fico muito indignada, como cidadã que lutou pela democracia, de ver o aparato público sendo usado para atacar quem quer que seja.

O @brwikiedits, que divulga no Twitter quando um verbete na Wikipédia é alterado por um computador do governo, não está sozinho na empreitada. O @parliamentedits, por exemplo, presta serviço semelhante, entregando as vezes em que um computador do Parlamento inglês faz alguma modificação. O mesmo faz o @congressedits, mas com o Congresso americano. Foi este que serviu de inspiração para o desenvolvedor Pedro Felipe Melo Menezes, de 18 anos, que criou a versão brasileira do serviço no início de agosto. Morador de Natal, ele explica que buscou o registro dos provedores do governo e, a partir daí, encontrou os IPs. Sempre que há uma alteração, é seu robô que publica no Twitter.

— O programa em si já existia, e seu código de programação é livre. Só precisei adaptar com os IPs brasileiros. Sou da área de TI, mas gosto muito de acompanhar a política — conta o estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Segundo Menezes, todos os órgãos federais já são monitorados pela ferramenta. Danilo Motta Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/perfil-de-miriam-leitao-sofre-nova-alteracao-de-computador-do-governo-13545689#ixzz39tOjl5y3

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: