REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

Rachel Sheherazade foi maior difusora da crítica do Santander sobre Dilma

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em agosto 5, 2014

Comentário da apresentadora do SBT teve o mais amplo número de reproduções no Twitter

Rachel-Santandaer

A apresentadora de telejornal do SBT Rachel Sheherazade foi a principal propagadora da notícia sobre a análise negativa feita pelo Banco Santander a respeito da economia brasileira sob a presidente Dilma Rousseff. O dado aparece em um relatório da empresa de consultoria Bites. As redes sociais deram grande repercussão à notícia publicada com exclusividade aqui neste Blog em 25.jul.2014. Até ontem (4.ago.2014), foram postadas 17.549 citações ao caso, sendo que o Twitter concentrou 84% dessas menções. “O tweet com maior taxa de RTs [retuítes] (número de vezes que o post foi republicado por outros perfis, além do original) foi produzido pela âncora do SBT, Rachel Sheherazade. Ela conseguiu 225 RTs e alcançou 792.075 impressões (número de vezes que o conteúdo potencialmente ficou em exposição na linha do tempo de outras contas)”.

Sheherazade fez um link para a reportagem publicada sobre o assunto na versão online do jornal “Folha de S. Paulo”. Na manhã desta terça-feira (5.ago.2014), o post da apresentadora já havia sido retuitado 265 vezes –o que indica que o assunto continua em evidência na web. Segundo a Bites, “houve uma campanha pelo fechamento de contas correntes no Santander por quem acreditava que a instituição havia passado do seu limite”. O padrão de propagação da notícia, entretanto, “mostrou que o PT não estruturou uma ação mais organizada para constranger o banco. Vários perfis influentes do partido publicaram críticas, mas eles não conseguiram o mesmo resultado da jornalista do SBT [Sheherazade]”. Os ataques ao banco espanhol puderam ser medidos por variadas hashtags, como #forasantander#boicotesantander. Nesse universo, a hashtag mais bem sucedida (#forasantander) apareceu 3.848 vezes no Twitter. “Entre os perfis de maior autoridade a utilizá-la” estava “o ministro Ricardo Berzoini (@ricardoberzoini)”, informa a Bites. O ministro deu um retuíte num post com essa hashtag.

O dano de imagem para o Santander foi além das fronteiras brasileiras. “A associação entre Dilma e Santander apareceu 2.097 vezes em perfis em inglês e espanhol no Twitter”, relata a Bites. Entre os meios de comunicação com presença internacional que trataram do tema está a agência Reuters, que distribuiu a informação para seus clientes na Inglaterra, Estados Unidos e Índia. “Os sites de grandes jornais como ‘Washington Post’ e ‘El País’ também publicaram sobre a disputa entre a presidenta e o banco espanhol”. No exterior, o portal Yahoo publicou 38 artigos em diversas línguas sobre o episódio. “Do ponto de vista geográfico, a mídia que mais falou do assunto foi a americana (25%), seguida da espanhola (22%) e da mexicana (17%)”. O título original do post de 25.jul.2014, “Sucesso de Dilma deteriora a economia”, foi indexado “160 vezes no Google Brasil. E foi amplamente divulgado em perfis ligados ao PSDB”. Fernando Rodrigues – http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2014/08/05/rachel-sheherazade-foi-maior-difusora-da-critica-do-santander-sobre-dilma/

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: