REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

Plantas “ouvem” quando estão a ser comidas

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em julho 7, 2014

Um estudo da Universidade do Missouri, nos EUA, concluiu que a ‘Arabidopsis thaliana’ reconhece o som que uma lagarta faz a comer as suas folhas, defendendo-se com uma reação química.

“A nossa investigação é a primeira que analisa como é a resposta das plantas a uma situação ecológica normal”, afirmou uma das responsáveis do estudo, Heidi Appel, citada no site Science Recorder. “Descobrimos que as vibrações causadas pela mastigação mudam o metabolismo da planta, criando células defensivas que podem repelir as lagartas”, acrescentou. Mas como é que os cientistas chegaram a esta conclusão? Começaram por colocar pequenos sensores refletores numa planta que, com recurso a um laser, permite medir as vibrações do som de quando a lagarta está a comer as folhas.

Depois de gravarem o som que a lagarta faz ao comer, reproduziram essa gravação diante de uma planta que não estava a ser mastigada. Mais tarde, quando foram colocadas lagartas para que se alimentassem dessa planta, descobriu-se que tinham acionado as suas defesas, produzindo um químico defensivo para tentar repelir o ataque. “Quando os valores são elevados, os insetos afastam-se ou nem começam a comer”, contou Appel. As plantas expostas a outro tipo de vibrações – do vento ou outro tipo de insetos, não aumentaram a sua defesa química. Isso poderá ajudar a criar novas formas de defender as plantas contra as pragas que as consomem. S.S.http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=4010919&seccao=Biosfera

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: