REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

Espionagem volta a abanar relação entre EUA e Alemanha

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em julho 6, 2014

Um espião, que integrava os serviços de informações da Alemanha, terá colaborado durante dois anos com a Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana, divulgando mais de 200 documentos confidenciais.

Angela Merkel manteve uma conversa telefónica com Barack Obama na quinta-feira

Angela Merkel manteve uma conversa telefónica com Barack Obama na quinta-feira / Getty

O governo alemão convocou com urgência o embaixador norte-americano em Berlim, após ter sido detido um espião que alegadamente forneceu informações confidenciais aos EUA.

“O diplomata foi convidado para ajudar no rápido esclarecimento do caso”, afirmou em comunicado o ministro dos Negócios Estrangeiros,  Frank-Walter Steinmeier, citado pela BBC. Do lado dos EUA, nem a embaixada, nem a Casa Branca quiseram comentar a situação.

O suspeito, que integrava os serviços de informações da Alemanha, terá colaborado durante dois anos com a Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana, segundo o jornal “Der Spiegel.” A imprensa alemã garante que o espião fornecia informações confidenciais aos EUA a troco de dinheiro, tendo sido contratado pela NSA, mas segundo a Reuters, o suspeito terá oferecido  os seus serviços aos EUA de forma voluntária. O jornal “Bild” avança que 218 documentos confidenciais da Alemanha foram cedidos pelo espião aos EUA, por cerca de 25 mil euros.

De acordo com a porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel foi informada sobre a detenção do espião na quinta-feira assim como os membros da comissão parlamentar sobre a atividade das agências de inteligência estrangeiras na Alemanha. “O assunto é sério, isso é claro”, disse a porta-voz Steffen Seibert, ao jornal “Frankfurter Allgemeine.” Nesse mesmo dia, Angela Merkel manteve uma conversa telefónica com Barack Obama, desconhecendo-se se abordou essa questão. Entretanto, os deputados da oposição alemã já exigiram “consequências políticas” caso se comprove que o espião trabalhou para os EUA. Este caso volta a abanar a relação entre a Alemanha e os EUA, depois de no ano passado ter sido divulgado que Berlim também foi alvo de espionagem pela NSA, incluindo o telemóvel de Angela Merkel.  – http://expresso.sapo.pt/espionagem-volta-a-abanar-relacao-entre-eua-e-alemanha=f879488

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: