REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

“Nesta Espanha unida e diversa cabemos todos”, diz Felipe VI

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em junho 19, 2014

Após a receção da faixa, das mãos do pai, que o distingue como novo chefe supremo das Forças Armadas espanholas, Felipe VI proferiu no Congresso o seu primeiro discurso como rei, prometendo uma monarquia mais transparente e apelando à união do país.
Os novos reis de Espanha e as filhas acenaram à multidão na varanda do Palácio de Zarzuela

Os novos reis de Espanha e as filhas acenaram à multidão na varanda do Palácio de Zarzuela  / EPA/Juan Carlos

Felipe VI defendeu esta quinta-feira no Congresso uma “monarquia renovada para um tempo novo” e apelou à unidade, no primeiro discurso como rei de Espanha, jurando desempenhar fielmente as suas funções e o respeito pela Constituição.

“Hoje, mais do que nunca, os cidadãos exigem com toda a razão que os princípios morais e éticos inspirem a vida pública. E o rei, a cabeça do Estado, tem que ser não só uma referência mas também um servidor dessa justa e legítima exigência dos cidadãos”, declarou Felipe VI no Congresso, ladeado pela rainha Letizia e as filhas Leonor e Sofia.

Durante o discurso, novo rei quis demarcar-se dos escândalos que afetaram a Casa Real espanhola, manifestando a vontade de liderar uma monarquia assente nos ideias de transparência e justiça. “Fá-lo-ei com energia, com esperança, com respeito e inovação que é própria das novas gerações”, garantiu, sublinhando que o século XXI é marcado pela tecnologia e a cultura.

Insistindo na unidade do Estado, o rei espanhol prometeu que irá respeitar o princípio de separação de poderes, assim como colaborar com o governo da nação. “Neste quadro de esperança quero repetir a minha fé na unidade de Espanha que é um símbolo. Essa unidade nao é apenas teórica, é uma característica que define a nossa identidade”, acrescentou.

EPA Felipe VI garantiu que irá respeitar o princípio de separação de poderes e colaborar com o governo da nação

Esperança, união e confiança 

Três ideias marcaram, sobretudo, este discurso: “esperança, união e confiança”. Felipe VI lembrou que as diferentes tradições espanholas expressam um património comum, defendendo que “todas as línguas de Espanha merecem um respeito e uma proteção especiais.” “Nesta Espanha unida e diversa cabemos todos, todas as formas de se sentir espanhol, porque os sentimentos nunca devem dividir, apenas respeitar e conviver”, destacou.

Felipe VI não deixou também de fazer uma referência à crise económica, manifestando a sua “solidariedade” com os cidadãos mais afetados pela austeridade. “Temos o dever moral de trabalhar para reverter esta situação e o dever enquanto cidadãos de oferecer proteção às pessoas e às famílias mais vulneráveis. Temos também a obrigação de transmitir uma mensagem de esperança, especialmente aos mais jovens, de que a solução dos seus problemas e em particular a obtenção de um emprego, é  uma prioridade para a sociedade e para o Estado”, afirmou.

EFE Felipe VI desfilou com Letizia num veículo descapotável pelas principais ruas de Madrid

O novo rei espanhol afirmou ainda que cabe a Espanha “ajudar a construir uma Europa forte e unida que reforce a sua liderança naquilo que são os valores democráticos.”

Felipe VI já recebeu ao início da manhã a faixa de capitão geral das Forças Armadas, condição inerente ao cargo de rei em Espanha, pelas mãos do pai Juan Carlos, naquele que foi o primeiro ato oficial, desde que o seu reinado começou à meia-noite.

A cerimónia ocorreu às 8h40 (9h40 em Lisboa) na sala de audiências do Palácio da Zarzuela, na presença de Letizia e as filhas Leonor e Sofia, a rainha Sofia e a irmã mais velha, Elena e o filho, além de altos responsáveis militares.

Juan Carlos ausente no Congresso

Juan Carlos e Felipe VI usaram uniforme militar – o novo rei de Espanha surgiu com farda de grande gala do Exército, com casaco azul e punhos brancos, calças azuis, sapatos e meias negras e luvas brancas.

Após a receção da faixa do pai, Felipe VI seguiu para o Congresso onde fez primeiro discurso como rei, depois do juramento da Constituição espanhola, previsto para  às 10h30 (9h30 em Lisboa) numa cerimónia que contou com a ausência de Juan Carlos, que assistiu ao discurso pela televisão para não apagar o protagonismo ao filho, segundo o “El País”.

No Congresso de Deputados, onde Felipe VI foi proclamado rei de Espanha, o monarca aproveitou para prestar uma palavra de agradecimento à mãe, a rainha Sofia, presente na cerimónia e ao rei Juan Carlos.

“Desde há mais de 50 anos que se entregaram a Espanha. Espero que possamos continuar muitos anos a contar com o seu apoio,  experiência e carinho”, afirmou.

Multidão assistiu aos acenos dos reis

Depois da cerimónia de proclamação, Felipe VI e Letizia seguiram até ao Palácio Real da Zarzuela, em Madrid, num veículo descapotável, naquele que é o primeiro contacto com o povo espanhol e que exigiu o corte de trânsito e o reforço das medidas de segurança.

Apesar de estarem proibidas manifestações antimonárquicas, um grupo de manifestantes republicanos protestaram esta manhã nas Portas do Sol.

EPA/Javier Lizon Multidão assistiu aos acenos dos reis na varanda no Palácio Real

As principais vias da capital espanhola encheram-se de gente para assistir ao desfile dos novos reis, num cenário marcado pelas cores da bandeira nacional. No Palácio Real, uma multidão efusiva esperava os acenos de Felipe VI e Letizia na varanda com Leonor, a princesa das Astúrias e a infanta Sofia. As cerimónias vão encerrar com um almoço oferecido pelos reis a cerca de 2 mil convidados.  – http://expresso.sapo.pt/nesta-espanha-unida-e-diversa-cabemos-todos-diz-felipe-vi=f876594

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: