REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

Madrid enche-se de bandeiras da república

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em junho 3, 2014

Nas redes sociais circulam duas petições a favor de um debate parlamentar sobre o futuro modelo de Estado em Espanha e da realização de um referendo sobre a monarquia. Já têm 120 mil assinaturas.
Madrid, praça das Puertas del Sol, repletas de bandeiras da república ao fim da tarde do dia em Juan Carlos

Madrid, praça das Puertas del Sol, repletas de bandeiras da república ao fim da tarde do dia em Juan Carlos  / EPA

Dezenas de bandeiras, vermelhas, amarelas e roxas da 2ª república espanhola são a principal cor entre os milhares de pessoas que se concentraram, ao final da tarde, na Puerta del Sol em Madrid exigindo um referendo sobre a monarquia. O protesto, um de dezenas marcados para várias localidades espanholas e várias cidades europeias, incluindo o Porto e Lisboa, foi convocado de forma espontânea, pelas redes sociais depois do presidente do Governo anunciar a decisão de Juan Carlos abdicar da coroa espanhola.

“Depois da abdicação do rei da Espanha, o seu filho mais velho (e masculino) será declarado o novo Rei, por herança. Dada esta anormalidade democrática, as redes sociais responderam convocando protestos em todo o país para pedir um referendo sobre a monarquia”, refere uma das notas distribuídas. Após 39 anos de falsa democracia, após 39 anos de monarquia, cai o bipartidarismo e cairá a monarquia. Agora chegou o tempo de um processo constitucional e uma democracia real”, explica.

O protesto pacífico, em Madrid, contou com a presença de líderes de várias forças políticas que apoiam a realização de um referendo sobre o futuro modelo de Estado em Espanha, incluindo Cayo Lara, responsável da Esquerda Unida (IU). Esteve ainda presente o co-portavoz federal da plataforma Equo, Juantxo López de Uralde. O trânsito nos acessos à praça estão jáa cortados e os manifestantes estão a ser observados por vários agentes das forças de segurança que se instalaram em frente à sede do Governo regional de Madrid.  – http://expresso.sapo.pt/madrid-enche-se-de-bandeiras-da-republica=f873630

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: