REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

23 detidos em quarta noite de protestos em Barcelona

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em maio 30, 2014

23 detidos em quarta noite de protestos em Barcelona
Fotografia © Reuters

A polícia regional catalã, os Mossos d’Esquadra, deteve 23 pessoas durante a quarta noite consecutiva de violentos confrontos no bairro de Sants, no centro de Barcelona, após novos protestos contra o despejo de um imóvel ocupado.

As detenções, que vêm somar-se às 38 realizadas desde o início dos protestos, ocorreram depois de um grupo de jovens com a cabeça tapada se ter envolvido em confrontos com agentes destacados na zona, onde voltou a haver uma manifestação pacífica.

Os jovens ergueram barricadas, queimaram contentores, destruíram mobiliário urbano e atacaram sucursais bancárias, provocando numa delas um incêndio.

A quarta noite de protestos começou com uma ‘cacerolada’ (protesto ruidoso com tachos e panelas) com alguns manifestantes a deslocarem-se depois para a esquadra de Les Corts, onde estavam alguns dos detidos nas noites anteriores. O protesto acabou por ser travado por uma largo dispositivo policial, o que levou os manifestantes a dirigirem-se para outro ponto do bairro de Sants-Montjuic onde está um escritório da administração local. Foi nesse momento, segundo testemunhas, que os jovens com as cabeças tapadas apareceram, começando a lançar objetos contra os agentes, que responderam com várias cargas policiais.

Em causa está uma decisão executada na segunda-feira quando a polícia despejou um imóvel ocupado há 17 anos na Can Vies, que foi posteriormente demolido. A decisão levou a uma manifestação pacífica ainda na segunda-feira a que se seguiram violentos confrontos com a polícia, que resultaram em dois detidos e na destruição de mobiliário urbano e vários veículos, incluindo uma unidade móvel de uma televisão catalã. Desde segunda-feira, os protestos e os confrontos continuaram todas as noites. O alcaide de Barcelona Javier Trias disponibilizou-se já para dialogar, oferecendo-se mesmo para travar a demolição do edifício, desde que parem, de forma imediata, os protestos violentos. Lusa – http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3942693&seccao=Europa&page=-1

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: