REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

Golpe de Estado na Tailândia após sete meses de crise

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em maio 22, 2014

Golpe de Estado na Tailândia após sete meses de crise
Fotografia © Reuters/Chaiwat Subprasom

O exército tailandês assumiu hoje o poder no país, após sete meses de crise política e menos de três dias de lei marcial, com o objetivo de forçar ao diálogo os atores civis da crise política.

“Para que o país volte ao normal”, as forças armadas “devem assumir o poder a partir de 22 de maio”, afirmou o poderoso chefe do exército, o general Prayut Chan-O-Cha, na televisão.

O general, que tinha declarado na terça-feira a lei marcial, falou na violência que já custou a vida a 28 pessoas desde o início da crise, no outono. “Todos os tailandeses devem continuar calmos e os funcionários devem continuar a trabalhar como é hábito”, acrescentou. A Tailândia já passou por 18 golpes ou tentativas de golpe de Estado nos últimos 80 anos. O último, em 2006 contra o ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, desencadeou uma série de crises políticas entre os seus apoiantes e os seus críticos. Shinawatra está no exílio, o que continua a dividir o país.

O anúncio do golpe de Estado surge duas horas após o retomar das negociações entre partidos políticos inimigos e os responsáveis das manifestações, pró e contra. O líderes de ambos os campos foram etirados sob escolta militar da sala de negociações. Desconhece-se onde está o primeiro-ministro interino, Niwattumrong Boonsongpaisan. AFP, traduzido por Susana Salvador – http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3927788&seccao=%C1sia

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: