REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

Mais de 700 milhões de mulheres vítimas de violência física

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em maio 15, 2014

 Mais de 700 milhões de mulheres em todo o mundo são vítimas de violência física, designadamente sexual, às mãos dos seus maridos ou companheiros, quantificou um relatório do Banco Mundial, divulgado esta quarta-feira.

foto Jonathan Ernst/Reuters

Mais de 700 milhões de mulheres vítimas de violência físicaA antiga secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, a diretora das Nações Unidas para as Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, e o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim

O problema é pior em África e na Ásia do Sul, onde mais de duas em cada cinco mulheres sofreram violência às mãos de um parceiro, especificou-se no documento.

Num extenso relatório, intitulado Voz e Agência, o Banco considerou que esta violência e outras desvantagens e privações sistemáticas sofridas pelas mulheres são fatores importantes na limitação da sua afirmação e manutenção de centenas de milhões na pobreza. No texto sustentou-se que dar poder às mulheres e remover os obstáculos sociais e legais ao seu avanço iriam beneficiar amplos grupos da sociedade. “Superar essas privações e esses constrangimentos é central nos esforços para acabar com a pobreza extrema e fomentar a prosperidade partilhada”, argumentaram os autores.

“Uma participação total e igual também requer que todas as pessoas tenham voz, isto é, capacidade de falar e ser ouvida, desde a habitação até ao parlamento, e de influenciar e participar nas discussões, nos discursos e nas decisões que as afetam”, particularizou-se. Uma violência conjugal generalizada é apenas uma das formas de privação. O Banco particularizou uma série de outras, como a dificuldade em aceder à propriedade da terra, viajar sem autorização ou a “grosseira” sub-representação em posições formais de poder. O impacto da gravidez das adolescentes, considerado outro tipo de limitação, é profundo, estimando-se que uma em cada cinco mulheres no mundo em desenvolvimento engravide antes dos 18 anos. http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3863910&page=-1

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: