REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

O tiki-taka morreu, viva o Cristianismo

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em abril 30, 2014

Real Madrid está na final da Liga dos Campeões depois de eliminar o Bayern de Munique numa noite histórica para Cristiano Ronaldo, que se tornou o maior marcador de sempre numa época desta competição. No futebol, há um AC e um DC. De Cristiano.

O tiki-taka morreu, viva o Cristianismo
EPA/KIKO HUESCA

É cedo para falar da morte do tiki-taka, da posse de bola, do futebol total ou de outra coisa qualquer que usamos para definir o estilo criado pelos holandeses (Michels, Ajax) – ou russos (Beskov, Spartak Moscovo), conforme a fonte -, amadurecido por Cruijff e refinado por Guardiola no Barcelona. Mas há algumas faixas que nos encaminham para lá – e essas são faixas de aceleração, por onde correm desalmadamente tipos como Cristiano Ronaldo. O contra-ataque é moda e ninguém está tão na moda quanto o português.

A vitória do Real Madrid sobre o Bayern de Munique, na Baviera, mostra que há outra forma de ultrapassar eliminatórias além do carrossel, que entontece os adversários de tanto andar aos círculos antes do golpe de misericórdia. A montanha-russa, que para e arranca, que sobe e desce, que vira à direita e à squerda, também é eficaz. Porque é direta. E porque tem um fim: a baliza.

O Real Madrid é um finalizador em velocidade e, por isso, temível em quaisquer circunstâncias. E os alemães sabem isso. Quiseram meter medo, para resolver em casa o que não tinham conseguido fora dela (1-0 em Madrid, na primeira mão). Puxaram pela imaginação e pelos mind games: ele foi as árvores da floresta que iam arder; ele foi o discurso irónico de Guardiola (“Em Madrid, parece que já passaram”); ele foi a coreografia (bonita, por sinal) do público. E ele foi a “Highway To Hell” dos AC/DC, para intimidar.

Tudo teria de ser usado para contrariar uma equipa com um jogador que, por defeito (e feitio), marca em cada jogo: Cristiano Ronaldo. E quando assim é e quando não se tem um igual (Ronaldo, Bale e Benzema tinham mais golos que o Bayern de Munique na Champions deste ano), há que acudir a… muitos fogos. Num desses, numa bola parada, os olhos bávaros estavam em Ronaldo, que arrastou a marcação para aparecer Sergio Ramos (1-0). Num outro, mais do mesmo (2-0). Estava resolvido.

Pelo meio, o Bayern de Munique de Guardiola ensaiou o tiki-taka de Barcelona sem nunca conseguir furar (sem Messi é mais difícil) o betão armado; invariavelmente, os ataques dos alemães geraram contra-ataques espanhóis. Faltava apenas saber se Proença conseguiria segurar o mau perder germano-croata (Müller e Mandzukic) e, claro está, que Ronaldo fizesse o gostinho ao pé. Fê-lo, por duas vezes, e tornou-se o primeiro futebolista da história da Taça dos Campeões/Liga dos Campeões a ultrapassar os 14 golos numa só edição: tem 16. No mundo da bola, há um AC e um DC. De Cristiano. De Cristianismo.

As dúvidas?

À medida que a poeira assentar, as questões vão aparecer. Porque se à superfície tudo parecia limpo e arrumado, por baixo algumas coisas estarão a arder. Beckenbauer e outros aristocratas do Bayern de Munique já tinham posto em causa Guardiola e o seu estilo de jogo antes mesmo deste jogo. A resposta do catalão foi: “Vejam os títulos que tenho”.

O que deve um treinador fazer? Impor as suas ideias e a sua cultura numa formação que tudo ganhou ou simplesmente adaptar-se? Deve ser romântico, como Pep Guardiola, que transformou Lahm num médio e optou pela contenção em vez da explosão? Ou ir pelo pragmatismo de Ancelotti, que usou todos os sistemas possíveis por onde já passou e, no Real, mantém o carimbo-Mourinho, melhorando-o com a entrada de Bale e o reposicionamento de Di María? Pedro Candeias Ler mais: http://expresso.sapo.pt/o-tiki-taka-morreu-viva-o-cristianismo=f867702#ixzz30NroEG1k

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: