REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

1912 não registou número excecional de icebergues

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em abril 10, 2014

1912 não registou número excecional de icebergues

Um estudo da universidade inglesa de Sheffield assegura que, contrariamente ao que se pensava até à data, em 1912, ano em que se afundou o Titanic, não foi registado um número “excecionalmente elevado” de icebergues. Esta investigação, publicada hoje na revista “Weather”, que analisa os registos da época e atuais, revela que o número de icebergues no Ártico foi muito superior em anos posteriores. Assim, o aumento de icebergs parece ter-se acentuado nos últimos 20 anos e, segundo o professor Grant Bigg, entre 1991 e 2000 “foram registados mais de 700 icebergues e em cinco desses anos houve mais do que em 1912”.

“Vimos que 1912 foi um ano de alto risco de icebergues, mas não de risco excecional”, declarou o autor do estudo, que aponta que “em 1909 foi registado um número mais elevado e que, recentemente, o risco foi maior”. O estudo, dado a conhecer quando se cumprem 102 anos da viagem do Titanic – que partiu do porto inglês de Southampton a 10 de abril de 1912 – questiona as razões indicadas para o afundamento do navio, que o relacionavam com o elevado número de icebergues no oceano devido a efeitos solares e lunares. A investigação descarta assim antigas teorias sobre o acidente do navio, ao mesmo tempo que alerta para o aumento da massa de água congelada na atualidade.

Segundo Bigg, o risco de crescimento dos icebergues aumentou nos últimos anos, até superar os números de 1912, ano em que o desastre do Titanic custou a vida a mais de 1.500 pessoas. O Titanic afundou-se na madrugada de 15 de abril de 1912, depois de colidir com um icebergue. Apenas 700 passageiros sobreviveram. Lusa, texto publicado por Paula Mouratohttp://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3805585&page=-1

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: