REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

Lua Enceladus possui ‘mar regional’ que pode hospedar formas de vida

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em abril 4, 2014

Rio – A missão Cassini, uma colaboração entre a NASA e a Agência Espacial Italiana, divulgou nesta quinta-feira uma descoberta incrível, publicado na revista “Science”. Em Enceladus, uma lua de Saturno, foi encontrado um “mar regional” que pode hospedar formas de vida. “Os números são surpreendentes. Mesmo uma pequena probabilidade de se encontrar formas de vida seria uma grande conquista”, disse Luciano Iess, Universidade Sapienza de Roma.

Lua de Saturno, Enceladus – Foto:  divulgação / Nasa

Enceladus é um satélite relativamente pequeno, com um diâmetro médio de 505 km, apenas um sétimo do que é a lua. Se realmente existirem formas de vida, provavelmente, seria composto por micróbios ou organismos primitivos capazes de sobreviver em condições ambientais extremas. A pesquisa mostra que em uma profundidade de 30-40 km abaixo do pólo sul de Enceladus há uma massa de água igual ao do segundo maior lago do planeta Terra. O Lago Superior, profunda oito quilômetros e se estende desde o Pólo Sul, pelo menos até a latitude de 50 graus. O fato de que o oceano tem um fundo rochoso implica que a água está em contato com silicatos, uma condição na qual as reações químicas podem ocorrer interessante e potencialmente rica.

Para se tornar um alvo para uma nova missão, no entanto, Enceladus provavelmente precisa ofuscar a lua Europa, de Júpiter, que também parece ter subsuperfície do oceano e também tem plumas de tiro de vapor de água para o espaço. Não é a primeira vez que em Enceladus são encontrados vestígios de água. Em 2006, a sonda Cassini descobriu a presença de água e, mesmo assim, assumiu-se a existência de vida na sexta maior lua de Saturno. http://odia.ig.com.br/noticia/mundoeciencia/2014-04-03/nasa-identifica-oceano-em-lua-de-saturno.html

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: