REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

Seis mortos após sismo de 8,2 no Chile

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em abril 2, 2014


Pelo menos seis pessoas morreram ontem à noite na sequência do sismo 8,2 de magnitude que sacudiu o norte do Chile. A presidente do país, Michelle Bachelet, decretou hoje o estado de catástrofe natural. O número de mortos do sismo de 8,2 de magnitude que abalou o norte do Chile, aumentou para seis e o alerta de tsunami foi levantado, anunciaram hoje as autoridades. De acordo com o ministro do Interior chileno, Rodrigo Penailillo, a sexta vítima é uma mulher que morreu na sequência de uma queda. O balanço anterior referia cinco mortos.

O sismo ocorreu às 23:46 TMG de terça-feira (00:46 de quarta-feira em Lisboa), com o epicentro localizado no mar, a sudoeste de Iquique e a cerca de 1.850 quilómetros de Santiago, na região de Tarapacá. Cerca de 900 mil pessoas foram retiradas para as zonas altas da cidade, depois de ter sido dado o alerta de tsunami. O ministro destacou que a operação decorreu de forma exemplar, com ordem e tranquilidade. A ordem de evacuação incluiu todas as localidades costeiras chilenas e adicionalmente as autoridades decretaram a suspensão, nas mesmas zonas, das aulas na terça-feira.

Depois das 06:30 (10:30 em Lisboa), o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada chileno levantou o alerta de tsunami para todo o território. O sismo de terça-feira ocorreu na sequência de uma intensa atividade sísmica na zona, na fronteira com o Peru e a Bolívia, desde 16 de março, causada pelo choque entre as placas tectónicas de Nazca e Sul-americana. Durante a noite e madrugada foram registadas mais de duas dezenas de réplicas. A atividade das placas de Nazca e Sul-americana causou pelo menos um terramoto de grande magnitude em cada século na região, tendo o último ocorrido em 1877. Sofia Fonseca com Lusahttp://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3790958&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas&page=-1

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: