REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

NASA oferece 25 mil euros a caçadores de asteróides

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em março 11, 2014

Estimativas recentes apontam para a existência de mais de 20 mil asteróides próximos da Terra com diâmetros superiores a 100 metros. Nesta imagem artística do Sistema Solar estão assinalados com pontos os asteróides cuja localização já é conhecida dos cientistas.

A agência espacial americana paga prémios de 25 mil euros ao longo de seis meses a quem desenvolver algoritmos para detetar asteróides.

Estimativas recentes apontam para a existência de mais de 20 mil asteróides próximos da Terra com diâmetros superiores a 100 metros. Nesta imagem artística do Sistema Solar estão assinalados com pontos os asteróides cuja localização já é conhecida dos cientistas. NASA/JPL- Caltech

Não é preciso ser astrónomo ou físico, basta ser um cidadão cientista que consiga desenvolver algoritmos (sequências de cálculos matemáticos) adequados para identificar asteróides a partir das imagens captadas por telescópios terrestres, e a NASA garante o acesso a prémios de 25 mil euros durante os próximos seis meses. O primeiro concurso arranca a 17 de março e os interessados têm de criar uma conta no site http://bit.ly/AsteroidHusters e seguir as instruções para competir. A série completa de concursos termina no final de agosto. O concurso chama-se Asteroid Data Hunter e o seu objetivo é “ajudar a proteger a Terra da ameaça do impacto de asteróides”, afirma Jason Crusan, diretor do Tournament Lab da NASA, responsável pela organização desta competição.

Aumentar a capacidade de deteção

O algoritmo vencedor deve aumentar a capacidade de deteção já existente, minimizar o número de falsos resultados positivos, ignorar as imperfeições nos dados analisados, e correr efetivamente em todos os sistemas computacionais.  “Ao abrirmos a busca de asteróides a toda a gente, estamos a aproveitar o potencial inovador e realizador dos cidadãos cientistas em todo o mundo para nos ajudar a resolver o desafio global de detetar asteróides próximos da Terra e de mitigar esta ameaça”, salienta Jenn Gustetic, responsável da NASA também ligado a estes concursos. Com efeito, as iniciativas científicas atuais detetam apenas 1% dos asteróides que orbitam o Sol. Alguns destes asteróides poderão ter no futuro próximo rotas de colisão com a Terra ou passarem muito próximo dela. Virgílio Azevedo – http://expresso.sapo.pt/nasa-oferece-25-mil-euros-a-cacadores-de-asteroides=f860176

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: