REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

“Invasão armada” de 2.000 soldados russos na Crimeia

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em fevereiro 28, 2014

Homens armados tomaram controlo de dois aeroportos da região da Crimeia
Homens armados tomaram controlo de dois aeroportos da região da Crimeia Fotografia © REUTERS/David Mdzinarishvili

A Crimeia sofreu hoje uma “invasão armada”, com mais de 2.000 soldados a aterrarem em Simferopol, a capital desta república autónoma do sul da Ucrânia, que alberga também a frota russa do Mar do Norte, disse um alto responsável ucraniano.

“Assistimos hoje a uma invasão armada russa (…). O espaço aéreo (na Crimeia) está fechado devido ao grande número de aterragens de aviões e helicópteros russos”, declarou o representante do Presidente ucraniano na Crimeia, Serguiï Kounitsyne, à estação de televisão ART. Este responsável afirmou que cerca de 2.000 militares russos voaram para um aeroporto militar perto de Simferopol. “Treze aviões russos aterraram no aeroporto de Gvardeyskoye (perto de Simferopol), com 150 pessoas em cada um”, precisou o representante presidencial. Pouco antes, o Governo ucraniano tinha enviado uma nota de protesto à Rússia pela violação do seu espaço aéreo e também pela mobilização de tropas e blindados da frota russa do Mar Negro na península da Crimeia.

Segundo a nota, os serviços da guarda fronteiriça ucraniana observaram hoje 10 helicópteros de combate a cruzar a fronteira em direção a um dos aeroportos da Crimeia, palco de tensões entre a maioria pró-russa e as autoridades de Kiev. A Rússia apenas tinha pedido autorização para que três helicópteros atravessassem a fronteira junto ao estreito de Kerch, que separa os dois países, noticiaram os ‘media’ locais. Segundo a mesma fonte, o voo dos helicópteros, que representa uma violação do acordo bilateral sobre o estatuto da base naval russa no porto ucraniano de Sebastopol, de maio de 1997, foi gravado em vídeo.

A Ucrânia denuncia ainda que dez blindados da base da frota russa do Mar Negro abandonaram os respetivos quartéis e se dirigem para a capital da Crimeia, Simferopol. “A Ucrânia não dirigiu à Rússia qualquer tipo de proposta ou pedido sobre o uso de unidades militares da frota russa do Mar Negro provisoriamente estacionadas no território da Ucrânia para garantir a ordem pública ou adotar medidas antiterroristas e outras medidas de força”, lê-se no comunicado. Por isso, acrescenta o texto, “o Governo ucraniano insiste no seu pedido de imediato regresso das tropas e equipamentos militares e de combate da frota russa do Mar Negro para os locais onde estão estacionados”.

Horas antes, a Rússia entregara à Ucrânia uma nota informativa sobre as mobilizações de veículos blindados pertencentes à frota do Mar Negro, que tem a sua base em Sebastopol, nos termos de um tratado bilateral que expira em 2042. De acordo com a nota russa, as mobilizações de blindados estariam a responder à “necessidade de garantir a segurança dos lugares de saída da frota do Mar Negro na Ucrânia, o que decorre em estrita consonância com o acordo russo-ucraniano”. AFP e Lusa, editado por Ana Meireles – http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3714135&seccao=Europa&page=-1

Ucrânia afasta russos dos aeroportos da Crimeia

Ucranianos recuperam controlo dos aeroportos de Sebastopol e da capital da Crimeia, uma península a sul que é alvo histórico dos projetos expansionistas de Moscovo.

Homens armados russos tomaram controlo de dois aeroportos, aqui bloqueando a entrada do aeroporto de Belbek, mas a situação já foi revertida segundo as autoridades ucranianas
Homens armados russos tomaram controlo de dois aeroportos, aqui bloqueando a entrada do aeroporto de Belbek, mas a situação já foi revertida segundo as autoridades ucranianas – Baz Ratner/Reuters

As autoridades ucranianas recuperaram o controlo dos dois aeroportos da Crimeia –  ocupados por forças russas durante a noite – disse hoje em Kiev, Andriï Paroubiï, diretor do Conselho Nacional de Segurança e Defesa. Paroubiï, citado pela agência France Press, diz que os russos fizeram uma tentativa efetiva de ocupar e tomar o controlo “dos aeroportos de Simféropol [capital da Crimeia] e Sebastopol, mas que estes estão de novo sob o controlo das forças de segurança da Ucrânia”. Durante a noite, forças russas tomaram o controle dos dois aeroportos. O ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov, classificou este ato de “invasão armada” e “ocupação”.

A Crimeia, no sul da Ucrânia, é uma península onde se fala russo. Historicamente tem sido alvo dos projetos expansionistas de Moscovo. A localização tem feito dela uma região estratégica, palco de vários conflitos ao longo dos séculos. Recorde-se que a Guerra da Crimeia (1853-1856) foi o primeiro conflito a ter cobertura jornalística. Os dirigentes soviéticos tinham casas de veraneio nesta zona, vizinha do Mar Negro. Até 1954 pertenceu, em termos ‘administrativos’, à República Socialista Federada Soviética da Rússia. Nesse ano, o Presidente Khrushchov transferiu a sua tutela ‘governativa’ para a República Socialista Soviética da Ucrânia. Depois da desagregação da União Soviética, a Crimeia proclamou a independência em 5 de maio de 1992. Posteriormente, passou a ser república autónoma da Ucrânia. Manuela Goucha Soares – http://expresso.sapo.pt/ucrania-afasta-russos-dos-aeroportos-da-crimeia=f858550

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: