REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

Manifestantes ucranianos invadem edifícios do Governo e polícia ataca base da Oposição

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em fevereiro 19, 2014

Manifestantes ucranianos invadem edifícios do Governo e polícia ataca base da Oposiçãofoto Konstantin Chernichkin/Reuters

Cerca de 500 manifestantes atiraram pedras em direção à administração regional, onde depois entraram sem encontrar resistência das autoridades ucranianas. Uma centena de protestantes tomou, depois, de assalto o edifício da polícia regional de Kiev. Pelo menos 22 pessoas, entre civis e polícias, morreram nos confrontos e centenas ficaram feridas, avança a gência Reuters.

O quartel-general dos manifestantes antigoverno na Praça da Independência em Kiev encontrava-se, na noite de segunda-feira, em chamas, segundo relatou um jornalista da France Presse no local. De acordo com o relato da agência de notícias, havia fogo a sair pelas janelas do edifício usado pelos opositores como uma das suas principais bases.

Na região de Ternopil (oeste), os manifestantes atiraram “cocktails molotov” sobre a sede regional da polícia, que se incendiou, disse a polícia local. Em Ivano-Frankivsk, também no oeste da Ucrânia, cerca de 50 manifestantes encapuzados invadiram o Governo Regional. As autoridades abriram um inquérito sobre a invasão de edifícios públicos, que prevê penas até seis anos de prisão.

Ao final da tarde de terça-feira, as forças de segurança ucranianas lançaram um assalto contra os manifestantes concentrados na Praça da Independência, no centro em Kiev, segundo o testemunho de jornalistas da agência francesa France Presse.

A polícia utilizou três blindados munidos com canhões de água para entrar na praça e tentar dispersar os manifestantes antigovernamentais.

Os ativistas ripostaram com “cocktails molotov”. Várias tendas instaladas na praça, ocupada há quase três meses pelos ativistas antigovernamentais e um dos principais focos da contestação contra o presidente Viktor Ianukovich, começaram a arder.

O Governo ucraniano fez um ultimato aos manifestantes da Oposição para desmobilizarem das ruas da capital até às 16 horas (hora de Portugal continental), mandando avançar polícia de choque para junto do seu principal ponto de concentração.

Vitali Klitschko, um dos líderes da oposição ucraniana, pediu esta terça-feira à tarde “às mulheres e às crianças” para abandonarem o local. Entretanto, Klitschko deslocou-se à Presidência, para um encontro com o presidente, Viktor Ianukovitch, mas do encontro não resultou qualquer acordo.

O presidente ucraniano disse à Oposição que não irá cancelar operação policial sobre a Praça da Independência, o principal ponto de concentração da manifestação antigoverno. “Ianukovich disse que apenas existe uma opção: evacuar a Praça Maidan (Praça da Independência) e toda a gente tem de ir para casa”, disse Klitshcko à televisão independente Hromadske, após um encontro com Ianukovich.

Momentos antes da entrada das forças policiais na Praça da Independência, o procurador-geral Viktor Pchonka ameaçou com penas “muito duras” aqueles que “incitaram” e “lideraram” a vaga de violência que abalou esta terça-feira a capital ucraniana. “O Ministério Público vai exigir penas muito duras contra aqueles que incitaram os acontecimentos, que organizaram e que lideraram”, afirmou o procurador-geral, num comunicado.

Viktor Pchonka defendeu igualmente que os líderes da Oposição devem “assumir a responsabilidade por aquilo que se passou”.

Após várias semanas de calma, a cidade de Kiev voltou esta terça-feira a ser palco de violentos confrontos entre ativistas antigovernamentais e as forças de segurança. Manifestantes antigovernamentais ucranianos atacaram e ocuparam a sede do partido do presidente, perto do Parlamento, depois de romperem o cordão policial que protegia o edifício da assembleia e se envolverem em confrontos com a polícia. http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=3693533&page=-1

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: