REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

Asteroide ‘potencialmente perigoso’ passa próximo da Terra

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em fevereiro 18, 2014

  • Video mostra momento da maior aproximação da rocha ao planeta, que se deu às 23h de segunda-feira

LONDRES (INGLATERRA) – Um asteroide “potencialmente perigoso” – do tamanho de três campos de futebol – passou próximo à Terra no final da noite de segunda-feira, segundo informações do jornal britânico “The Guardian”. Embora tenha se aproximado apenas a uma distância cerca de nove vezes maior do que o espaço que separa o planeta da Lua, o asteroide foi definido como “perigoso” pois era grande o suficiente para causar causar danos significativos em caso de algum impacto. Os cientistas estimaram que o 2000 EM26 – como foi batizado – tenha viajado a 47 mil quilômetros por hora. Sua largura chegava a 270 metros, segundo o jornal.

A distância mais próxima da Terra – de aproximadamente 3,4 milhões de km – foi atingida por volta de 23h de segunda-feira, no horário de Brasília. As imagens do asteroide fazendo o seu voo “rasante” foram capturadas pelo telescópio robótico Slooh, que fornece acesso à internet para os observatórios automatizados. As cenas foram transmitidas ao vivo (imagens do video acima). O fato ocorreu pouco mais de um ano após a Rússia experimentar momentos assustadores com a queda de um meteorito na região de Chelyabinsk, que deixou mais de mil pessoas feridas.

Os cientistas estimam que o asteroide pode ter medido até 20 metros e pesado 13 mil toneladas. Ao entrar na atmosfera, ele se tornou um objeto dotado de energia equivalente a um milhão de toneladas de TNT, isto é, 30 vezes a potência da bomba atômica de Hiroshima. A trajetória sugere que o meteorito foi alguma vez parte de um asteroide de dois quilômetros de diâmetro chamado 86039, inicialmente avistado em 1999 e que voltava a passar regularmente perto da Terra. http://oglobo.globo.com/ciencia/asteroide-potencialmente-perigoso-passa-proximo-da-terra-11637008

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: