REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

Elite chinesa com milhões em offshores

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em janeiro 24, 2014

O presidente chinês, Xi Jinping, e a cúpula do Partido Comunista no último congresso, em novembro.

Familiares de líderes comunistas acumularam em segredo enormes fortunas em paraísos fiscais com a ajuda de bancos e financeiras internacionais. Familiares de políticos chineses criaram empresas secretas em paraísos fiscais para ocultar a imensa riqueza acumulada ao longo dos anos pela elite comunista da China, revelam documentos confidenciais ontem tornados públicos.

A denúncia partiu do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) que – em conjunto com vários meios de comunicação social internacionais, como o espanhol ‘El País’ , o britânico ‘The Guardian’ e a BBC – investigou mais de dois milhões de registos confidenciais de duas sociedades offshore – Portcullis TrustNet e Commonwealth Trust Limited – que durante anos ajudaram milhares de empresários e dirigentes chineses a criar empresas, fundos e contas bancárias secretas em paraísos fiscais como as Ilhas Virgens Britânicas, nas Caraíbas.

Entre os cerca de 22 mil clientes destas sociedades residentes na China estão 13 familiares de altos dirigentes comunistas atuais e do passado, incluindo o cunhado do atual presidente, Xi Jinping, o filho e o genro do anterior primeiro-ministro, Wen Jiabao, e uma filha de Li Peng, que chefiava o governo chinês na altura do massacre de Tiananmen.

A lista, que hoje será divulga online, inclui ainda 16 dos maiores milionários chineses e algumas das principais empresas do país. No total, estas sociedades terão ajudado a retirar da China entre um e quatro biliões de dólares desde 2000. Na maior parte dos casos, o objetivo seria escapar aos impostos mas, noutros, a ocultação do dinheiro em paraísos fiscais visava claramente esconder o enriquecimento súbito daqueles que estavam mais próximos do poder político. Alguns dos empresários envolvidos, por seu lado, voltavam então a investir o dinheiro na China como “capital estrangeiro”, gozando, assim, dos benefícios fiscais atribuídos ao investimento externo. Ricardo Ramos – http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/elite-chinesa-com-milhoes-em-offshores

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: