REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

Registrado Primeiro Ataque Cibernético Autônomo!

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em janeiro 18, 2014

Descoberto primeiro ataque cibernético feito através de um… frigorífico

Especialistas em segurança informática anunciaram ter descoberto esta semana um vasto ataque cibernético, realizado através de inúmeros “objetos ligados” à Internet, “como um… frigorífico. A sociedade de segurança californiana Proofpoint especificou que se podia tratar do primeiro ataque cibernético provado, realizado através de objetos “inteligentes”, esses aparelhos do quotidiano ligados à internet ou a um ‘smartphone’. A Proofpoint explica que os piratas informáticos conseguiram penetrar sistemas informáticos de vários objetos ligados à internet nos domicílios, como televisões e pelo menos um frigorífico, para criar uma plataforma de envio de centenas de milhares de ‘spams’ ou mensagens de correio fraudulentas.

Mais de 750 mil mensagens de correio eletrónico maliciosas foram assim enviadas, entre 23 de dezembro e 06 de janeiro, essencialmente para empresas e indivíduos em todo o mundo, segundo a sociedade. Até ao presente, os peritos de segurança julgavam este género de ataques puramente teóricos. A Proofpoint estimou que esta descoberta tinha “consequências muito importantes em termos de segurança para os detentores deste género de aparelhos e para as empresas que foram visadas”, devido ao aumento massivo que é esperado na utilização destes objetos ditos inteligentes, desde o vestuário aos aparelhos eletrodomésticos. http://www.jn.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=3638823

Frigorífico inteligente usado em ciberataque

Frigorífico inteligente usado em ciberataque
Fotografia © Reuters/Tobias Schwarz

Especialistas em segurança informática detetaram um ciberataque global, lançado a partir de mais de cem mil aparelhos do dia-a-dia (incluindo pelo menos um frigorífico inteligente) entre 23 de dezembro e 6 de janeiro.

Segundo a empresa Proofpoint, trata-se do primeiro ciberataque a usar aparelhos “inteligentes”, a chamada Internet das Coisas, que permite que objetos de uso diário estejam ligados à Internet ou a um smartphone. Além do frigorífico, terão sido usadas televisões e routers neste ciberataque. A Proofpoint diz que os piratas informáticos conseguiram penetrar nos sistemas de diversos objetos ligados à Internet, para criar uma plataforma que enviou centenas de milhares de emails fraudulentos e spam.

Mais de 750 mil correios eletrónicos terão sido enviados entre 23 de dezembro e 6 de janeiro, para empresas e particulares em todo o mundo. Até agora, os peritos em segurança consideravam este tipo de ataques algo puramente teórico. A empresa explica que esta descoberta tem “consequências muito importantes em termos de segurança para os proprietários deste tipo de aparelhos e para as empresas que foram alvo do ataques”, por causa do aumento esperado do uso deste tipo de objetos inteligentes, desde as ropas até a eletrodomésticos. “A maior parte destes objetos estão apenas ligeiramente protegisos e os consumidores não têm, virtualmente, nenhuma forma de reparar ou combater as infeções [por vírus] quando acontecem”, explica. Susana Salvador, com AFP – http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3639079&seccao=Tecnologia&page=-1

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: