REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

UE acorda operação militar na República Centro-Africana

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em janeiro 11, 2014

População festeja a demissão do Presidente na República Centro-Africana
População festeja a demissão do Presidente na República Centro-Africana Fotografia © Reuters

Representantes dos países da União Europeia (UE) concordaram hoje na necessidade de uma missão militar europeia para apoiar as intervenções militares francesa e africana na República Centro Africana (RCA), referiram fontes diplomáticas. Reunidos em Bruxelas, os embaixadores responsáveis pelas questões de segurança junto da UE aprovaram o projeto apresentado pelo serviço diplomático da União, e pretendido desde dezembro pelo Presidente francês François Hollande.

No encontro foi preferida a opção que prevê o envio de soldados europeus para Bangui, onde poderão assegurar o patrulhamento e garantir a segurança da zona sensível do aeroporto, próximo de um campo de refugiados, precisaram as mesmas fontes citadas pela agência noticiosa AFP. Outra opção apresentada pelos peritos da UE consistia em “garantir a segurança” do eixo rodoviário estratégico entre Bangui e os Camarões. As discussões sobre planificação vão prosseguir na próxima semana ao nível das delegações dos 28, antes de o assunto ser abordado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros numa reunião prevista para 20 de janeiro em Bruxelas. Os países voluntários deverão designadamente anunciar o número de soldados que pretendem enviar para Bangui “o mais rapidamente possível” após o acordo, precisou um diplomata.

Para os especialistas da UE, será necessário enviar o equivalente a um batalhão (mais de 600 homens), com equipamento adequado, incluindo helicópteros, serviços de informações e material médico. Os países europeus forneceram até ao momento um apoio político à intervenção francesa, mas sem anunciarem um compromisso concreto para além de um apoio logístico do Reino Unido, Polónia e Alemanha. A Bélgica já anunciou que disponibiliza um avião de transporte tático Hércules C-130 a partir de 20 de janeiro, em apoio à operação francesa “Sangaris”. De acordo com fonte militar francesa, a situação em Bangui estava “tensa mas sob controlo”, algumas horas após o anúncio da demissão do presidente Michel Djotodia. Lusa – http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3626223&seccao=%C1frica&page=-1

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: