REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

Morre Mikhail Kalashnikov, criador do fuzil AK-47

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em dezembro 23, 2013

  • O russo de 94 anos estava em tratamento intensivo por problemas cardíacos desde novembro
  • Estima-se que existam cerca de 150 milhões de armas deste tipo no mundo

 Mikhail Kalashnikov segura um rifle AK-47 durante conferência em Moscou em 2006 Foto: MAXIM MARMUR / AFPMikhail Kalashnikov segura um rifle AK-47 durante conferência em Moscou em 2006 MAXIM MARMUR / AFP

MOSCOU — Morreu nesta segunda-feira o lendário criador do fuzil AK-47, Mikhail Kalashnikov que, desde 17 de novembro, estava em tratamento intensivo por problemas cardíacos no Centro Clínico Diagnóstico Republicano da Udmúrtia. Ele faleceu em sua cidade natal, Izhevsk, perto dos Montes Urais, onde a arma ainda é produzida.

“Hoje, dia 23 de dezembro, recebemos uma triste notícia: morreu aos 94 anos, após uma doença longa e séria, o proeminente criador de armas de fogo Mikhail Kalashnikov“, escreveu o porta-voz do presidente da Udmúrtia, Victor Chulkov, em sua página no Facebook. O fuzil começou a ser desenvolvido pelo então engenheiro militar em plena Segunda Guerra Mundial. No fim de 1941, ele se recuperava de um ferimento recebido em batalha, e percebeu as reclamações dos soldados sobre os armamentos fornecidos pelo exército russo. Kalashnikov decidiu então criar uma arma capaz de funcionar sob quaisquer condições, durável e de baixo custo.

Só alcançou o intento em 1947, quando as tropas não precisavam mais. Apesar de ter chegado tarde para ajudar a derrotar as tropas de Hitler, o AK-47 (em referência ao sobrenome “Avtomat Kalashnikov” e ao ano em que foi criado) se tornou armamento padrão do Exército Vermelho em 1949, e foi adotado por outros 55 países.

Atualmente, estima-se que existam cerca de 150 milhões de fuzis deste tipo no mundo, sendo que boa parte é de cópias produzidas em outros países ligados ao antigo bloco comunista, como Albânia, Bulgária e China. Seu desenho está estampado na bandeira de Moçambique, onde foi amplamente utilizado na guerra de independência. http://oglobo.globo.com/mundo/morre-mikhail-kalashnikov-criador-do-fuzil-ak-47-11141762

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: