REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

Desapareceram mais de dois terços dos filmes mudos

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em dezembro 5, 2013

Clara Bow em 1927
Clara Bow em 1927 Fotografia © Wikimedia

Mais de dois terços dos filmes mudos rodados nos Estados Unidos entre 1912 e 1929 estão perdidos, segundo um relatório da Associação Nacional de Preservação do Filme hoje divulgado em Washington. Dos cerca de 11 mil filmes mudos de ficção realizados no período, apenas 1575 subsistem no seu formato original.

Os filmes mudos foram rapidamente relegados para o esquecimento com o advento do som e com o seu valor comercial a ser considerado nulo, deixou de ser prioritária a sua manutenção, escreve o autor do estudo, o historiador de cinema David Pierce, cujos principais extratos foram divulgados pela AFP.

Um outro fator comprometeu o património cinematográfico primitivo, o facto da película da época ser bastante e também altamente inflamável, devido à presença do nitrato de prata.

Dos cerca de 11 mil filmes produzidos no período abordado, embora o estudo aborde ainda anos anteriores em que foram já realizados obras de relevo, “apenas 14%, ou 1575 títulos, subsistem no formato original de 35 mm”. Cerca de 11% só estão disponíveis em versão estrangeira ou num formato de menor qualidade e faltam cenas ou segmentos a 5%. O estudo nota que, entre os filmes desaparecidos, estão quatro daquela que foi uma das primeiras grandes estrelas da história do cinema, Clara Bow – hoje esquecida – e algumas versões de obras assinadas por importantes cineastas.

“Por cada filme que existe ainda hoje, cinco ou seis desapareceram”, muitos dos quais foram na época tão ou mais importantes do que obras contemporâneas, que foram preservadas. Caso dos filmes de Buster Keaton, Charlie Chaplin e Harold Lloyd cuja totalidade da obra está salvaguardada. Dos 3311 filmes que sobreviveram do período em causa, um em cada quatro foi descoberto fora dos Estados Unidos; destes, um quarto destas obras foi repatriado. Um importante acervo foi encontrado nos arquivos da República checa. A.C.M. – http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=3569622&seccao=Cinema&page=-1

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: