REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

Submarino japonês encontrado ao largo do Havai

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em dezembro 4, 2013

Submarino japonês encontrado ao largo do Havai
Fotografia © Reuters

Um submarino I-400 japonês, afundado intencionalmente pelos norte-americanos em 1946, foi encontrado a mais de 700 metros de profundidade ao largo da costa sudoeste da ilha havaiana de O’ahu.

O submarino de 122 metros de comprimento, da classe conhecida como Sen-Toku (o maior submarino antes do aparecimento dos submarinos nucleares nos anos 1960), tinha capacidade para dar uma volta e meia ao planeta sem necessitar de reabastecer. A descoberta foi feita em agosto de 2013 pelo explorador Terry Kerby, do Hawaii Undersea Research Laboratory (HURL), com recurso ao submersível Pisces V. Só agora foi revelada, depois da autorização das autoridades norte-americanas e japonesas.

“O I-400 estava na nossa lista ‘a encontrar’ há muito tempo. Foi o primeiro de apenas três do seu tipo alguma vez construídos, por isso é um submarino histórico e único”, disse Kerby, citado no comunicado de imprensa do HURL. “Encontrá-lo onde o encontrámos foi totalmente inesperado. Todas as nossas pesquisas indicavam que estaria muito mais afastado de terra”, acrescentou.

No final da II Guerra Mundial, a Marinha norte-americana tinha capturado cinco submarinos japoneses, incluindo o I-400, que foram levados para inspeção em Pearl Harbor. Quando a União Soviética exigiu o acesso aos submarinos em 1946 como parte dos termos do tratado que pôs fim à guerra, a Marinha dos EUA afundou-os ao largo do Havai, argumentando não ter qualquer informação sobre a sua localização precisa. O objetivo era manter a tecnologia avançada fora do alcance dos soviéticos. O HURL já conseguiu localizar quatro dos cinco submarinos perdidos. Susana Salvador – http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3567869&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: