REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

Líder guarani encontrado morto no Mato Grosso do Sul

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em dezembro 3, 2013

Vilhalva no festival de cinema de Veneza, em 2008
Vilhalva no festival de cinema de Veneza, em 2008 Fotografia © Reuters/Max Rossi

Ambrósio Vilhalva, um líder índio guarani, foi encontrado morto numa localidade do Estado brasileiro de Mato Grosso do Sul, anunciaram a polícia e a Organização Não Governamental (ONG) “Survival International”.

Vilhalva tornou-se célebre ao interpretar uma das principais personagens do filme italo-brasileiro “A Terra dos Homens Vermelhos”, que relatava a luta do povo guarani para recuperar as terras de que foi espoliado. Segundo a “Survival” e alguns jornais locais, este líder comunitário, de 52 anos, foi assassinado a golpes de faca, durante a noite de domingo para segunda-feira, na aldeia de Guyra Roka, localizada na fronteira com o vizinho Paraguai. A polícia federal, por seu lado, confirmou à Agência France Presse que Vilhalva foi encontrado morto, mas sem adiantar pormenores.

A ONG, com sede em Londres, reportou que este líder tinha encetado há alguns anos uma campanha para reivindicar os direitos da comunidade a viver nas suas terras ancestrais, cobiçadas pelos grandes proprietários de terras. Nos últimos meses foi alvo de ameaças de morte, de acordo com a ONG. O diretor da “Survival”, Stephen Corry, afirmou que os guarani têm atualmente “uma das mais altas taxas de homicídio do mundo” e que o “roubo de terras” está no centro da violência. Porém, um portal de informação local (Dourados Informa), citando a polícia local, assegura que a morte decorreu de uma disputa familiar. Agência Lusa, publicado por Susana Salvador – http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3567853&seccao=CPLP&page=-1

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: