REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

Morreu responsável pela fama mundial da Nintendo

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em setembro 19, 2013

Hiroshi Yamauchi era neto do fundador da Nintendo

Hiroshi Yamauchi tinha 85 anos.

O japonês Hiroshi Yamauchi, neto do fundador da Nintendo e pioneiro dos videojogos da empresa, morreu na manhã desta quinta-feira, aos 85 anos. Yamauchi chegou a ser considerado o homem mais rico do seu país, em 2008, pela revista ‘Forbes Asia’, com uma fortuna estimada em cerca de 6 milhões de euros. O empresário sucedeu ao seu avô no comando da Nintendo em 1949 e liderou a empresa durante 53 anos. ‘Super Mario’ foi um dos jogos mais famosos criados pela marca sob o comando de Hiroshi Yamauchi.

Com o avô de Hiroshi Yamauchi, a Nintendo dedicava-se à produção de jogos de cartas japoneses, mas o grande impulsionador da marca quis mudar o rumo à empresa. Hiroshi chegou a expandir o negócio da família para armas de brincar, fast food e até produtos para bebé. As aventuras de Hiroshi Yamauchi com a Nintendo noutras áreas quase levaram, nos anos 60, a empresa à falência. Só a partir dos anos 80 é que a marca renasceu e se tornou a maior empresa de consolas de videojogos do mundo. Cátia Carmo – http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/outros/obituarios/morreu-responsavel-pela-fama-mundial-da-nintendo

Morreu um dos primeiros “pais” dos jogos vídeo

Morreu um dos primeiros "pais" dos jogos vídeo
Fotografia © Reuters

Hiroshi Yamauchi, antigo patrão da Nintendo e um dos pais dos jogos vídeo, morreu hoje, aos 85 anos, vítima de pneumonia. Yamauchi dirigiu a empresa entre 1949 e 2002, transformando-a num dos maiores gigantes de jogos de consola.

Hiroshi Yamauchi herdou a empresa em 1949, quando tinha apenas 22 anos e esta estava concentrada na produção de jogos de cartas. Mas é na transição dos anos 70 para a década de 80 que o seu espírito visionário e inovador se vai afirmar, ao transformar a Nintendo num dos pioneiros do nascente setor dos jogos vídeo. Em 1983, é comercializada pela Nintendo a primeira consola de jogos familiar, o Nintendo Family Computer, conhecido como Famicom. Vão seguir-se os Game Boy, a partir de 1989, e outras consolas, além de milhares de jogos, como a série Mario, os Pokemon ou Zelda, e outros. Mais recentemente, a última inovação da Nintendo foi a consola Wii.

Yamauchi era considerado um visionário inspirado no Japão, encontrando-se entre as pessoas mais ricas do país. Entre as decisões na origem do sucesso da Nintendo, é apontada a contratação de Shigeru Miyamoto, que concebeu a série Mário, The Legend of Zelda, Pikmin e Donkey Kong. Miyamoto foi também o criador do primeiro título da Nintendo para máquinas de jogos, Sheriff. Nascido em Kyoto, Yamauchi teve de deixar a Universidade Waseda, de Tóquio, para dirigir a empresa, que fora fundada pela sua família em 1889. Era também conhecido pela sua informalidade, uma qualidade raramente cultivada nos meios empresariais nipónicos. Tornou-se conselheiro especial da empresa em 2004, um momento em que a Nintendo vivia uma situação menos positiva devido a transformações sucedidas no mercado de jogos. A.C.M. – http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3429338&seccao=Tecnologia&page=-1

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: