REPÚBLICA BANANA PEOPLE

Publique sua OPINIÃO Sem CENSURA! DENÚNCIE! Seja Um Colaborador!

Fátima – Aparições contadas com hologramas, sons e odores

Posted by REPÚBLICA BANANA PEOPLE em junho 4, 2012

Um novo espaço que recria as aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos é inaugurado quarta-feira em Fátima, com conteúdos multimédia de última geração, recorrendo a hologramas, sons e odores.

O projeto, intitulado “O Milagre de Fátima”, teve um custo global de um milhão de euros, com comparticipação de 75 por cento por fundos comunitários, informou um dos investidores, David Catarino, acrescentando que a verba é “utilizada fundamentalmente em nova tecnologia”. “O Milagre de Fátima” quer receber cerca de 300 mil pessoas por ano, afirmou o empresário, que já foi presidente da Câmara de Ourém e da Região de Turismo de Leiria-Fátima.

A ideia passa por “oferecer um produto turístico de qualidade e de referência nacional no nosso país e com projeção a nível internacional”, referiu, explicando que, ” apesar da tecnologia já disponível, estava por fazer uma nova apresentação de Fátima nos momentos fundamentais da sua realidade como destino religioso”. O responsável pela parte tecnológica do projeto disse à Lusa que “o grande fator de diferenciação do projeto tem a ver com o valor imersivo”, já que “todas as soluções são altamente envolventes e todas elas combinam elementos digitais e reais”.

Luís Agrellos, da Oneway Gema, empresa especializada em aplicações interativas, explicou que os visitantes, em função do contexto histórico, “vão encontrar os cheiros que melhor descrevem o ambiente”. No espaço dedicado ao milagre do sol, o público vai ser convidado a experimentar um ambiente mais agreste, com vento e chuva, mas também calor e luz, “algo que vai sentir-se fisicamente, associado à animação que estão a ver”, esclareceu.

Já nas imagens dedicadas à I Guerra Mundial, uma das contextualizações históricas recriadas naquele espaço, o cheiro predominante será o da pólvora. “É uma experiência que quer apelar a todos os sentidos”, sublinhou Luís Agrellos. “O Milagre de Fátima” está dividido em duas partes. Uma dedicada a uma visita em grupo, outra de exploração individual dos conteúdos disponíveis.

O espaço está preparado para acolher, em simultâneo, três grupos de 20 pessoas, sendo que o tempo de duração de cada visita está estimado em 30/40 minutos. O projeto é da responsabilidade da empresa Pacis Vrbs, da qual são sócios, para além de David Catarino, o empresário Carlos Batista e outro ex-presidente da Região de Turismo Leiria-Fátima, Francisco Vieira. Lusa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: